O 1° passo no caminho da recuperação, é admitir a dependência das drogas. Como saber se você é um dependente?
Se você usa drogas todos os dias, não consegue ficar sem usá-las e quando não usa se vê incomodado a ponto de fazer tudo que pode para conseguir (roubar, empréstimo, dívidas, vender objetos) você é um dependente. Caso não se considere um, chegara lá.
O dependente vive para se drogar e se droga para viver. Identificando o problema você está pronto para buscar ajuda, é só querer.
Peça Ajuda a uma Pessoa de Sua Confiança

Surgindo o desejo e a vontade de abandonar as drogas, procure ajuda com alguém de sua confiança (pai, mãe, amigo) não lute sozinho.Lembre-se só você pode, mas não pode sozinho.
Relate o fato a esta pessoa (tenha certeza que irá ajudá-lo) mostre a ela sua vontade de parar de usar drogas. Demonstre querer ajuda. Faça tudo com humildade.
Procure Grupos de Ajuda Terapêutica 

Inúmeros grupos têm surgido com o objetivo de ajudar o dependente a abandonar as drogas (N.A.). Nas páginas finais você verá uma relação de grupos e entidades que atendem gratuitamente aos usuários de drogas e seus familiares. Boa parte dos dependentes não necessita de internação, caso seja necessário, isto será avaliado por um profissional da área. Em relação aos grupos é indispensável à freqüência as reuniões (terapia).
Você encontrará nos grupos de terapia, pessoas que passaram pelo mesmo problema e estão se tratando. Através da experiência e a ajuda delas, você poderá superar seus obstáculos. A recuperação é um
 processo demorado e deve durar toda vida.Só você pode mas não pode sozinho.
Coloque Sua Fé em Prática

Quando falamos em fé, colocamos em evidência a pessoa de Deus. Ele existe e ouve a todos, acredite, Ele quer te ajudar. Busque o poder superior, use a fé.
Jamais pense que para chegar a Deus, você precisa deixar todas as coisas, ser perfeito. Isto não é verdade, Deus conhece nossos defeitos e fracassos, e se formos a ele como estamos, ele nos dará a vitória. Use a fé.
Utilize a Força de Vontade

Neste momento você deve ter em mente que a droga deve ser abandonada de vez. Alguns pensam que podem deixar aos poucos, mas é ilusão. A maneira correta é abandonar totalmente. Neste momento você precisará utilizar a força de vontade.
A força de vontade é, nada mais nada menos que dizer a você mesmo, “não vou me drogar hoje”. Experimente só por hoje. Lute, diga não, seja corajoso. Cada dia de vitória o tornará mais forte.
O caminho é longo, a vitória é certa. Resista
Não Desista da Luta, Vá Até o Fim

A determinação é a maior arma a favor do sucesso. Não desista custe o que custar, se caso acontecer uma recaída, não desista. Não permita que esta fraqueza momentânea, jogue você de volta ao vício. Comece tudo de novo. A recaída pode ser encarada como fazendo parte da recuperação, se não for abandonado o tratamento. Lute, pegue a vitória, ela é sua.
Afaste-se dos Lugares e Amigos da Ativa

Afastar-se dos amigos da ativa, dos usuários de drogas e dos lugares freqüentados é muito importante. Podemos dizer que é quase impossível parar de se drogar freqüentando lugares da ativa e andando com “amigos” usuários de drogas. Temos que levar em conta a grande influência dessas amizades. Pense nos assuntos abordados quando todos estão juntos, tudo gira em torno das drogas “onde tem a boa”, “vamos usar agora”, isto é uma verdadeira tortura para você.
Afaste-se dos lugares e dos amigos da ativa e verás boa parte da vontade de drogar-se desaparecer. Escolha bem suas amizades, inclusive os 
namoros.
Preencha Seu Tempo

Chegou a hora de você pensar no futuro. Ao deixar as drogas, preencha seu tempo. Não permita que sua mente fique vazia. Voltar a estudar é uma boa maneira de preencher e recuperar o tempo perdido. Um curso profissionalizante, a prática esportiva, um emprego, vão lhe dar uma outra razão de viver. Tenha um ideal, você pode, você merece.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.