Cocaína

9 de jun. de 2011
COCAÍNA
Atuando no Sistema Nervoso Central, a cocaína provoca euforia, bem estar, sociabilidade. Pelo fato de que nem sempre as pessoas conseguem ter tais sensações naturalmente, e de forma intensa, uma pessoa que se permite utilizar esta substância tende a querer usar novamente. O coração tende a acelerar, a pressão aumenta e a pupila se dilata. O consumo de oxigênio aumenta, mas a capacidade de captá-lo diminui. Este fator, juntamente as com arritmias que a substância provoca, deixa o usuário pré-disposto a infartos. O uso freqüente também provoca dores musculares, náuseas, calafrios e perda de apetite. Como a cocaína tende a perder sua eficácia ao longo do tempo de uso, fato este denominado tolerância à droga, o usuário tende a utilizar progressivamente doses mais altas buscando obter, de forma incessante e cada vez mais inconseqüente, os mesmos efeitos agradáveis que conseguia no início de seu uso. Dosagens muito freqüentes e excessivas provocam alucinações táteis, visuais e auditivas; ansiedade, delírios, agressividade, paranóia.
FORMULA ESTRUTURAL
A cocaína reage com ácido clorídrico (HCl), formando um sal chamado de cocaína. A cocaína é extraída das folhas de planta de coca. As folhas são preparadas com carbonato de sódio aquoso (7%) e extraídas com querosene. O extrato de querosene é acidificado com ácido clorídrico diluído, precipitando o cloreto de cocaína, a forma usual para as drogas. O cloreto de cocaína é muito solúvel em água (2500 g/l). Quando inalado pelo nariz, ele é rapidamente absorvido pelas membranas mucosas.
MODO DE USO
A cocaína é usada geralmente pelos farmacodependentes por aspiração nasal: o pó branco é inalado através de um tubinho colocado na narina. Outro modo é o de aplicá-lo diretamente na mucosa da boca ou dos órgãos genitais. A droga pode também ser tomada por injeções subcutâneas ou endovenosas, mas essa forma é muito perigosa. Por fim, não se bebe cocaína, só excepcionalmente isso pode acontecer: por acidente, suicídio ou crime

2 comentários:

Anônimo disse...

diz NÂO a cocaina

igormeloc disse...

devemos todos lutar contra essa droga, que a cada dia acaba com a vida de alguma pessoa

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.